Medo: O caminho para o lado negro

By | 17:35 Leave a Comment


Não é a toa que Star Wars tornou-se um dos filmes mais marcantes e influentes de todos os tempos, além de revolucionar a ficção cientifica no cinema, nos deixa importantes lições transmitidas pelos Jedis.

A filosofia Jedi, construída por George Lucas, é um misto de mitos e filosofias orientais e ocidentais, baseado em valores como humildade, coragem, lealdade, respeito e equilíbrio. São vários ensinamentos preciosos, mas um que cai bem para os que buscam autodomínio e paciência é o de como o medo pode nos levar para a raiva e enfim para o lado sombrio.

-----
Conversa entre Anakin e o Conselho Jedi em Star War: Ameaça Fantasma.

Mestre Yoda: Dentro de você podemos ver.
Mestre Mace Windu: Cuidado com seus sentimentos Anakin.
Mestre Ki-Adi-Mundi: Seus pensamentos se voltam para sua mãe
Anakin: Sinto falta dela.
Mestre Yoda: Hum… medo de mãe perder está, não é?
Anakin: O que isso tem a ver com o resto senhor?
Mestre Yoda: Tudo.
Mestre Yoda: O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva. E a raiva leva ao ódio. O ódio leva ao sofrimento.
Mestre Yoda: Sinto muito medo em você.
-----

Se analisarmos a fundo várias situações da vida, onde nos excedemos ao demonstrar raiva, perceberemos que muitas delas vem de nossos medos. Dessa maneira Anakin se deixa seduzir pelo lado negro e se transforma em Darth Vader. Seu medo de perder sua mãe e sua esposa Padmé e posteriormente seu medo obsessivo de perder o poder conquistado o tornou em um ser horrível.

Anakin pode ser vítima das circunstâncias, mas isso não lhe tira o titulo de vilão uma vez que feita a escolha para o lado sombrio trouxe muita tristeza e destruição a todos e inclusive a sua.

O medo faz parte da vida, ele nos alerta. Não é só nosso inimigo apenas quando nos paralisa mas sim quando usamos a raiva como ferramenta para trabalhar contra aquilo que tememos.
Humilhação, perder o emprego, perder pessoas queridas, de tirarem algo de nós e até mesmo perder aquilo que alimenta nossas paixões.

Segunto Goleman em seu livro "Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente" a raiva surge a partir da sensação de que a auto-estima e o sentimento de dignidade própria estão em perigo, devido a algum tratamento injusto ou grosseiro, insulto ou humilhação sofrida, ou ainda quando um objetivo considerado importante é frustrado.


Seja lá qual for o medo. Lembre-se que a raiva e o ódio sempre trabalham contra nós mesmos. Somos nós que ficamos doentes de tanto senti-los. Somos nós que perdemos tempo por ficarmos remoendo o tal sentimento ao invés de focarmos em nossos sonhos e propósitos.

Quanto mais praticamos a agressividade, mais ela toma conta de nós. E quando vemos estamos descontando naqueles que não tem culpa e que sequer imagina o que estamos passando. Contaminamos ambientes e fazemos com que as pessoas corram de nossa presença.

Há necessidade real de sentir raiva por aquele ser que não lhe tem consideração? Há necessidade real de gritar para ser ouvido e entendido por alguém que lhe menospreza?

Independente da energia que colocar em cima dessas pessoas não adiantará. E tudo se voltará contra você mesmo. Mas se você amansar sua alma perceberá que tudo se torna mais fácil. Mesmo que leve tempo.

-----
Luke Skywalker: Como vou diferenciar o bem do mal?
Mestre Yoda: Você saberá, quando estiver calmo. Com a mente calma.
-----

O ódio não é inteligente. Para desfaze-lo é preciso saber atravessa-lo. Observar o incomodo que ele produz sem deixarmos nos contagiar pela negatividade da autocrítica.
É difícil mas existe uma notícia boa. É possível e não é necessário um treinamento Jedi para conseguir tal façanha. Não pense que você estará se anulando mas sim se transformando numa pessoa educada e respeitável.

Que tal buscarmos outras estratégias? Como o diálogo, a sinceridade. Deixe o medo de parecer frágil de lado e converse, argumente, explique seu lado com calma. De tempo ao tempo. Medite. Em último caso afaste-se daqueles que lhe prejudicam. Respeite o outro e a si mesmo.

-------
Referências:

-Have Jedi created a new religion? Disponivel em: http://www.bbc.com/news/magazine-29753530

-GOLEMAN,D. Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente.

-A Transformação em Vader. Disponivel em: http://pipocaenanquim.com.br/cinema/a-transformacao-em-vader





0 comentários:

Postar um comentário